HORIZON 2020

O Horizon 2020 é um instrumento financeiro para implementar a União da Inovação, uma das sete iniciativas da Estratégia Europa 2020 que visa garantir a competitividade global da Europa com um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Com mais de 30 pontos de ação, o plano da União da Inovação associa excelência em pesquisa e inovação, enfrentando os desafios da sociedade. Para isso, busca eliminar barreiras às inovações, tornando mais fáceis o trabalho conjunto dos setores público e privado como: patentes dispendiosas, fragmentação do mercado, lentidão na definição de normas, etc.

PROGRAMA DE TRABALHO 2018-2020:

O programa contém sete Desafios Societal (desafios referentes a sociedade humana)​, abreviado por SC (Societal Challenge). O de número seis Europe in a changing world – Inclusive, innovative and reflective societies [SC6] (A Europa num mundo em mudança sociedades inclusivas, inovadoras e reflexivas), tem como objetivo específico fomentar uma maior compreensão da Europa, fornecendo soluções e apoiar sociedades europeias inclusivas, inovadoras e reflexivas em um contexto sem precedentes de transformações e crescentes interdependências globais.

Algumas propostas chamadas Transformations 01-17 e Governance 01-19, no capítulo: Transformações Socioeconômicas e Culturais no Contexto da Quarta Revolução Industrial (na íntegra aqui), destacamos:

Transformações-03-2018-2019: Soluções inovadoras para ambientes urbanos inclusivos e sustentáveis.

Transformações-04-2019-2020: Abordagens inovadoras para o desenvolvimento urbano e regional através do turismo cultural.

Transformações-05-2018: As cidades como plataforma de inovação impulsionada pelos cidadãos.

Transformações-06-2018: Crescimento inclusivo e sustentável das indústrias culturais e criativas e das artes.

Transformações-08-2019: O valor social da cultura e o impacto das políticas culturais na Europa.

SU-Transformações-09-2018: Plataforma social sobre o patrimônio cultural em perigo e sobre o tráfico ilícito de bens culturais. (SU: aumentar a eficácia da União de Segurança).

DT-Transformações-11-2019: Abordagens colaborativas do patrimônio cultural para a coesão social. (DT: Digitalizar e Transformar a indústria e os serviços europeus).

DT-Transformações-12-2018-2020: Curadoria de ativos digitais e digitalização avançada.

DT-Governança-13-2019: Digitalização, Mercado Único Digital e Cultura Européia: novos desafios para a criatividade, direitos de propriedade intelectual e direitos de autor.

Contato: evaminerva.sp@gmail.com - Site Desenvolvido por Abner A. Nogueira 2019. Fotografia: Bruna Melfa.