Encontros e Conferências no Brasil

10 º Encontro Paulista de Museus – 18-20.7.2018

 

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#.ART) 3-5.10.2018

Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#.ART) é um evento anual do programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes visuais promovido pela linha de pesquisa Arte e Tecnologia e pelo Media Lab/UnB, com apoio do Media Lab/UFG. Outros importantes parceiros no Brasil são: Capes, CNPq, FAP-DF, Fapesp e Museu Nacional da República.

Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (SIIMI) 9-11.5.2018

Participantes discutem o estado-da-arte da pesquisa e da inovação em mídias interativas nos campos da cultura criativa como: arte, design, comunicação, música, política cultural e inclusiva, educação, TICs, computação e games.

IV Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (IV TOI)

O IV Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da área de ciência da informação, como biblioteconomia, arqueologia e museologia, com a finalidade de promover a reflexão e o diálogo em torno desses temas emergentes. Francisco Paletta, professor e pesquisador do Departamento de Informação e Cultura da ECA e líder do Grupo de Pesquisa CNPq sobre o Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação e Documentação, falou sobre o evento. Contando com três simpósios:

I SIMPÓSIO CURADORIA DIGITAL

II SIMPÓSIO BIBLIOTECA DIGITAL

III MESA DE CATALOGAÇÃO DE METADADOS

Mercado das Indústrias Criativas do Brasil

O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promovem, entre os dias 5 e 11 de novembro, em São Paulo, a primeira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil. O objetivo é impulsionar a internacionalização da produção cultural brasileira e o intercâmbio entre os países, em especial da América do Sul. O MicBR reunirá dez setores: artes cênicas (circo, dança e teatro), audiovisual, animação e jogos eletrônicos, design, música, museus e patrimônio, artes visuais, moda, editorial e gastronomia

7º Fórum Nacional de Museus 6.2017

Notícias sobre o Fórum segundo o IBRAM podem ser acompanhadas aqui.

 

Seminário BBM de Bibliotecas Digitais: Preservação Digital e Acesso 13-14.11.2017

Este Seminário colocará em foco as especificidades, procedimentos e estratégias envolvidas no processo de digitalização, levando em consideração: as necessidades de cada tipo de material; a utilização de metadados na manutenção das relações com o objeto físico, com seu conteúdo intelectual, com o contexto entre as partes do objeto e do objeto dentro de sua coleção; a importância das plataformas de pesquisa e interfaces na recuperação da informação e leitura; estratégias sustentáveis e adaptáveis para a criação de coleções digitais reutilizáveis que sejam úteis e tenham valor para instituições e pesquisadores. Veja aqui a programação.

Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM)

Instituições de pesquisa, organizações, gestores, investigadores, bibliotecários e equipes de Tecnologia da Informação a explorar seus papéis e responsabilidades nos processos de gestão de dados de dados abertos (open data) e de pesquisa.

Fórum da Rede Memorial

O Fórum com representantes de 30 instituições públicas e privadas envolvidas (ou desejosas de se envolverem) com projetos de digitalização de acervos para discutir caminhos práticos na contribuição dos processos em curso de valorização da cultura brasileira.

I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural 3-7.10.2017

​Fronteiras do Patrimônio: preservação como fortalecimento das identidades e da democracia

XII CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ  25-27.10.2017

A programação pode ser vista aqui, e página do grupo aqui.

Seminário Nacional de Documentação do Acervo Afro-Digital e do II Seminário de Documentação do MAFRO/UFBA 14-15.7.2016

Conferência: Do Outro Lado da Informação: Acesso e Necessidade da Informação no Século XXI (14.4.2015)

Encontro Internacional Cultura e Tecnologias Digitais (23-14.9.2014)

I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Santo Amaro.

O ENICECULT - Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo visa estimular o debate e a produção científica interdisciplinar com o objetivo de apreender a estreita correlação existente entre os sistemas culturais, a diversidade das suas linguagens constitutivas e as tecnologias que lhes são inerentes.

Fórum Nacional de Sistemas de Informações Culturais (20-22.10.2015)

O evento tem por objetivo reunir experiências de sistemas de informação cultural em andamento no Brasil, em todas as esferas de governo. Na ocasião, o Ministério da Cultura irá apresentar seu novo sistema, e convidará os participantes para uma série de debates em torno de 3 eixos principais, que se cruzarão ao longo da programação:Tecnologias, Gestão Cultural, Cidadania.

I Seminário Serviços de Informação em Museus (25.11.2010)

Com o desenvolvimento e a evolução das ferramentas informatizadas de organização e disseminação da informação e a universalização das redes de computadores, o potencial informativo das instituições museológicas tem se expandido enormemente nas últimas duas décadas.

As novas tecnologias podem ser interpretadas como recursos necessários para a expansão de ações de extroversão informativa e cognitiva, mas de fato, não poderão substituir o caráter único e presencial da experiência museal.

Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais (8.7.2010)

As principais questões e desafios da digitalização de acervos estão colocadas nos vídeos produzidos pela FLi Multimídia: entraves dos direitos autorais, necessidade de ampliar o acesso ao conhecimento, impasse em relação às obras órfãs, padrões e formatos universais, apoio ao acesso aberto e ao uso de softwares livres, modelo de negócios do Google Books, democracia, novos hábitos de comportamento, entre outros.

Contato: evaminerva.sp@gmail.com - Site Desenvolvido por Abner A. Nogueira 2019. Fotografia: Bruna Melfa.