POLÍTICAS EUROPEIAS

1. NOVA AGENDA EUROPÉIA

Uma nova agenda européia para a cooperação cultural foi adotada em 22 de maio de 2018 pela Comissão Europeia, com três objetivos principais:

  1. Aproveitar o potencial da cultura e da criatividade para o desenvolvimento social e econômico sustentável.

  2. ​Promover a paz​ e combater a radicalização por meio do diálogo intercultural.

  3. Reforçar a cooperação nas questões do Patrimônio Cultural.

Buscando colocar a cooperação cultural no centro das relações diplomáticas da UE, tanto internamente como com os países do mundo todo, a Comissão Europeia encaminha um documento (veja aqui) ao Parlamento Europeu, ao Conselho Europeu, ao Comitê Econômico e Social Europeu, rumo a uma estratégia cultural internacional, priorizando tornar a UE um ator global mais forte nessa questão.

As estratégias para tal cooperação cultural internacional podem ser encontradas nas páginas: em inglês ou em espanhol.

Mais informações, também podem ser encontradas no site da Cultural Diplomacy Plataform (Plataforma de Diplomacia Cultural) ou nas páginas de suas atividades e em seus documentos publicados.

2. AÇÃO PREPARATÓRIA PARA A CULTURA NAS RELAÇÕES EXTERNAS

Em maio de 2011 foi aprovado pelo Parlamento Europeu, uma resolução sobre as dimensões culturais para ação externa da UE, que apela para o desenvolvimento de uma estratégia comum para a cultura nas relações externas da UE. Uma Ação Preparatória para a Cultura nas Relações Externas foi encomendada por diversos Institutos e Organizações Culturais liderados pelo Instituto Goethe para ser realizado a partir de 2013-2014.

Contando com relatórios de 54 países (membros internos, países vizinhos e países estratégicos), incluindo a participação do Brasil (veja aqui o relatório de 26/03/14 ).

3. COMUNICAÇÃO FEITA NA REUNIÃO DE GOTEMBURGO

Em 17 de Novembro de 2017, foi realizada uma Cúpula Social com os líderes da UE em Gotemburgo, Suécia onde a Comissão promoveu um contributo sobre o potencial da educação e da cultural na criação de empregos, no crescimento econômico e na equidade social, bem como um meio para experimentar, em toda a sua diversidade, a identidade europeia, nomeada: Strengthening European Identity through Education and Culture. O documento, que pode ser lido aqui.

 

Tais políticas tem demonstrado a crescente importância relacionada a Cultura como ferramente diplomática, política, educacional, econômica dentro da UE, bem como questões relacionadas ao Patrimônio Cultural (Heritage Culture).

Contato: evaminerva.sp@gmail.com - Site Desenvolvido por Abner A. Nogueira 2019. Fotografia: Bruna Melfa.