Europeana

O site da Europeana congrega 56.694.919 obras de arte, artefatos, livros, vídeos e sons oriundos de toda a Europa. Trabalhando com milhares de arquivos, bibliotecas e museus europeus para partilhar o patrimônio cultural, constituindo-se num espaço educativo, de prazer e de fonte para investigação.

A Europeana Collections fornece acesso a mais de 50 milhões de itens digitalizados com ferramentas de pesquisa e filtros sofisticadas para ajudar a encontrar o que se procura.

Para saber mais sobre a Europeana e descobrir como colaborar, visite Europeana Professional.

Europeana Profissional

 

Nós transformamos o mundo com cultura. Construímos a rica herança cultural da Europa e facilitamos o uso das pessoas para o trabalho, a aprendizagem ou o prazer. Nosso trabalho contribui para uma sociedade aberta, informada e criativa.

Reunimos as organizações que têm grande conteúdo com as pessoas e setores que querem pesquisar, compartilhar e criar coisas novas. A colaboração criativa e o trabalho em equipe são importantes para nós, porque é daí que vêm as melhores ideias. Estamos sempre nos impulsionando, inovando com tecnologia para fazer da cultura parte da vida de todos.

Relatório Anual e Contas 2017: Respondendo ao apelo à cultura

Este relatório analisa um ano cheio e inspirador de mudanças para a Europeana. Começou com uma atualização da estratégia de 2020 e incluiu uma nova aparência, o Europeana Pro, novas coleções temáticas, exposições e galerias e um prêmio de classe mundial para nossa API. Sem mencionar a constante manutenção e rejuvenescimento de nossa tecnologia e processos, e a liberação de centenas de milhares de itens fantásticos de coleções de instituições de patrimônio cultural em toda a Europa.

Europeana Business Plan 2018: Democratizar a cultura

2018 é o Ano Europeu do Património Cultural. A Europeana é a sua face digital - fazendo com que o nosso património cultural funcione no século XXI, onde as pessoas o querem - nas suas redes sociais, para educação, pesquisa ou para novas aplicações. O Europeana Business Plan 2018 descreve as realizações que estamos planejando para este importante ano.

Impact Playbook: uma perspectiva do usuário

Desde que o nosso Impact Playbook foi lançado em outubro de 2017, ele foi baixado mais de 1.500 vezes por profissionais de patrimônio cultural. Ouvimos de Dafydd Tudur, Chefe de Acesso Digital na Biblioteca Nacional do País de Gales, sobre sua experiência com o Playbook, acompanhe aqui.

Instituições de Herança Cultural

 

Por toda a Europa, museus, galerias, bibliotecas e arquivos estão digitalizando suas coleções para que qualquer pessoa em qualquer lugar possa explorar e aprender com elas. Depois que essas coleções são publicadas on-line, trabalhamos com agregadores para colocá-las em coleções da Europeana. Lá, nós trabalhamos duro para garantir que qualquer pessoa possa encontrá-los, usá-los e compartilhá-los: para pesquisa, para aprender, para criar coisas novas.

Europeana e Educação

O patrimônio cultural tem um papel crucial a desempenhar na educação.

Embora os currículos educacionais e as prioridades nacionais sejam diferentes, no âmago de nossos sistemas educacionais todos nós queremos disponibilizar o conteúdo mais interessante e inspirador para alunos e aprendizes ao longo da vida. Nossas coleções fornecem múltiplas perspectivas sobre os desenvolvimentos históricos, políticos, econômicos, culturais e humanos em toda a Europa e além.

Nas páginas desta seção, descubra como você pode enriquecer seus recursos educacionais e inspirar os alunos com o patrimônio cultural digital da Europa.

Europeana e Pesquisa Acadêmica

Reconhecemos o enorme valor de vincular pesquisadores a instituições de patrimônio cultural. Trazer galerias, museus, bibliotecas e arquivos da Europa com alcance digital permite aos pesquisadores acessar um escopo de material e opinião muito mais amplo. A Europeana Research existe para facilitar esse fluxo de informações.

Para nos ajudar a alcançar nosso objetivo de promover o uso de nossos dados em pesquisas acadêmicas, recebemos orientação do Research Advisory Board, que é formado por especialistas no campo de humanidades digitais e é presidido pela Prof. Lorna Hughes.

Quer se envolver? Em seguida, junte-se à nossa comunidade de pesquisa, candidate-se ao programa Grants ou reutilize nossos dados para criar sua própria ferramenta de pesquisa.

Europeana e Indústrias Criativas

O Europeana Labs é o lugar para quem tem imaginação, habilidade e vontade de brincar com conteúdo cultural digital e usá-lo em seus trabalhos experimentais ou projetos de negócios sustentáveis.

Veja abaixo os recursos práticos para começar a criar coleções culturais com a maior rapidez e facilidade possíveis, incluindo conjuntos de dados temáticos abertos e licenciados e quatro APIs gratuitas. Explore como podemos ajudá-lo a financiar sua ideia por meio de desafios on-line e atender a chamadas de financiamento. Descubra exemplos de aplicativos usando o Europeana.

Convidamos você a fazer parte de uma comunidade em crescimento por meio de postagens em blogs, eventos e suporte direto.

Ferramentas de Padronização

A padronização de como os dados relacionados às coleções de patrimônio cultural são processados e apresentados torna mais fácil para o público encontrá-lo, compartilhá-lo e usá-lo.

O uso das ferramentas de padronização, como o Modelo de Dados Europeana e as declarações de direitos internacionais interoperáveis, ajuda a tornar mais fácil e recompensador para as instituições de patrimônio cultural compartilharem coleções de alta qualidade com um público global.

Projetos

Ajudando você com o gerenciamento de projetos. Aqui estão algumas ferramentas e recursos para projetos relacionados à Europeana, desde a comunicação até a sustentabilidade.

Advocacia: Defesa de Direitos

A Europeana representa mais de 3500 instituições de património cultural de toda a Europa. Como tal, temos a responsabilidade de falar e fazer o setor do patrimônio cultural digital funcionar da melhor maneira possível para todas essas instituições. Por isso, nos envolvemos em atividades de advocacy em nível europeu - em tópicos críticos, como o domínio público e direitos autorais - por e em nome de nossos parceiros, da Rede Europeana e de nossos públicos. Temos uma Estrutura de Defesa de Direitos que fornece uma estrutura dentro da qual a Fundação Europeana pode se envolver confortavelmente em atividades de defesa de direitos, de uma maneira transparente e responsável.

 

*informações retiradas do site Europeana e Europeana Profissional.

O artigo Europeana: um projeto de digitalização e democratização do patrimônio cultural europeu¹, dos  professores Ivan Esperança Rocha e Dov Winer, demonstra como uma das mais expressivas aparições no cenário do mundo digitalizado foi protagonizada pela Europeana, um projeto dirigido pela Fundação para a Biblioteca Digital Europeia, lançado em 2005 e aberto ao público em novembro de 2008, com o objetivo de disponibilizar o patrimônio cultural e científico dos 27 Estados-membros, em 29 línguas, com uma abrangência que vai da pré-história à atualidade. Com muitas referências ao Brasil, constitui uma rede de arquivo de grande interesse para a pesquisa histórica e cultural sobre o país. A análise das características técnicas econômicas e culturais da Europeana pode contribuir para a orientação e o fortalecimento do crescente processo de criação e socialização de bibliotecas digitais no Brasil. Veja o artigo na íntegra aqui.

¹São Paulo, Unesp, v. 9, n. 1, p. 113-127, janeiro-junho, 2013 ISSN – 1808–1967

Contato: evaminerva.sp@gmail.com - Site Desenvolvido por Abner A. Nogueira 2019. Fotografia: Bruna Melfa.